quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Introdução à teoria da interatividade



Interface gráfica


A interface gráfica é um meio de interação com o computador. Essa interação é geralmente efetuada através de um rato, um teclado ou mesmo um joystick. Estes dispositivos de entrada transmitem a sensação de manuseamento direto dos objetos.

Interatividade


A interatividade num meio virtual é a faculdade do utilizador poder dar "ordens" ao sistema através de ações efetuadas no próprio ou mesmo nos seus objetos. O sistema é variável e vai-se transformando e adaptando conforme as ações do utilizador, proporcionando novas situações ao mesmo.




Realidade Virtual



A  Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.



O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

  •   Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual


    Após sabermos o significado do conceito de realidade virtual, vamos apresentar alguns dispositivos informáticos utilizados na mesma.


    Uma luva virtual e um capacete são dispositivos de interação, semelhantes ao objeto comum, que facilitam o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual.





Joystick é um periférico de vídeo jogos que consiste numa vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o ângulo a um computador.


Os óculos são um equipamento de realidade virtual para jogos eletrónicos. Têm um sensor de movimentos, apresentam imagens em 3D e a imagem move-se conforme o usuário mexe a sua cabeça para os lados. 



Sem comentários:

Enviar um comentário