quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Conclusão de conceitos básicos de Multimédia


Hoje terminamos a 2 ª unidade sobre os conceitos básicos de multimédia na qual realizamos várias fichas de trabalho sobre a mesma e publicamos no blog.
 
Concluímos assim primeira parte com os conceitos de Multimédia.

 Para a semana iremos realizar o primeiro teste de aplicações sobre a matéria que abordamos ao longo desta metade do primeiro período.  
    Desejem-nos boa sorte!

Conceitos básicos de Multimédia



Conceito de multimédia?


  
Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações onde existe uma relação de manipulação por parte do ser humano em relação á máquina. Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação, e qualquer outro meio pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital. 



TIPOS DE MEDIA   

Quanto à sua natureza espácio-temporal:

  • Estáticos: agrupam elementos de informação que são independentes do tempo, alterando somente a sua dimensão quanto ao espaço.

    • O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.
     
     


 

  • As imagens bitmaps são mais simples do que os modelos gráficos. Ao contrário dos gráficos, as imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem. 





  

  • Dinâmicos:agrupam elementos de informação, mas que são dependentes do tempo. Nestes casos, por serem dependentes do tempo, uma alteração na ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alteração na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico 

    • Áudio: Reprodução eletrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil.

  • Quanto à sua origem:
    • Capturados: Resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.

    • Sintetizados:  São produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
MODOS DE DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA 

  • Online: Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. 

  • Offline: Ao contrário da divulgação online, a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Ou seja não é preciso que o computador esteja ligado a uma rede para divulgar um conteúdo. 


 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ja ouviste falar em QR Code?

 QR Code

 



QR code, ou código QR, é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. QR code é um código de barras, que foi criado em 1994, e possui esse nome pois dá a capacidade de ser interpretado rapidamente pelas pessoas.
O QR code é utilizado por várias indústrias, como revistas e propagandas, e esse código é utilizado para armazenar URLS que depois são direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc. O QR code também pode ser facilmente escaneado por qualquer celular moderno, onde existem aplicativos específicos que tem a capacidade de ler o link e levar o cliente em potencial para o site que a empresa quer.

Deixamo-vos um link útil para criares o teu próprio Qr Code: 


  • Criamos dois QR code, com o objetivo de vos mostrar como eles funcionam, um deles dá acesso ao nosso blogue e o outro a uma mensagem criada para vocês !

 




curioso e descobre a mensagem com uma aplicação própria no teu próprio smartphone/tablet! ;) 



webgrafia: 
https://www.the-qrcode-generator.com/
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

domingo, 11 de outubro de 2015

Ergonomia & Informática

 Ergonomia


  Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade principalmente, da área industrial, daí também ser considerada uma área da Ciência Económica. 

Alguns dos conceitos chave para entender o que é a Ergonomia:
  • Segurança no trabalho 
  • prevenção de acidentes laborais 
  


Regras básicas de ergonomia na utilização de um computador


Quem não passa horas em frente ao computador? Para muitos de nós, é uma ferramenta de trabalho que é necessário utilizar diariamente, durante várias horas, muitas vezes numa postura pouco correcta. Para além dos problemas ligados ao sedentarismo, a postura incorrecta ao computador pode trazer problemas como dores de cabeça, problemas visuais, torcicolos, dores cervicais, dorsais ou lombares, tendinites, dormências, entre outros. Para que haja saúde no trabalho, aqui fica uma nota para uma postura correcta ao computador!





Esperemos que te tenhamos  ajudado a melhorar na tua postura a frente de um computador!

                        http://inesbacellarosteopatia.blogspot.pt/2012/03/trabalha-em-frente-ao-computador.html

                        https://www.youtube.com/watch?t=3&v=PZWSc5EWDoA

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Introdução à teoria da interatividade

Realidade Aumentada


A definição de realidade aumentada dá-se através da sobreposição de objetos virtuais, que podem ser gerados por computador, em um ambiente real, através de algum dispositivo tecnológico, que pode ser o próprio computador, ou outro dispositivo. Deste modo, para que a realidade aumentada seja possível, é necessário um dispositivo que possa capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.

Este vídeo da National Geographic esclarece melhor o conceito. Vejam:






Webgrafia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
                 https://www.oficinadanet.com.br/post/13462-o-que-e-realidade-aumentada
                 https://youtu.be/oqCFJIRK6wU

Introdução à teoria da interatividade



Interface gráfica


A interface gráfica é um meio de interação com o computador. Essa interação é geralmente efetuada através de um rato, um teclado ou mesmo um joystick. Estes dispositivos de entrada transmitem a sensação de manuseamento direto dos objetos.

Interatividade


A interatividade num meio virtual é a faculdade do utilizador poder dar "ordens" ao sistema através de ações efetuadas no próprio ou mesmo nos seus objetos. O sistema é variável e vai-se transformando e adaptando conforme as ações do utilizador, proporcionando novas situações ao mesmo.




Realidade Virtual



A  Realidade Virtual é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.



O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

  •   Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual


    Após sabermos o significado do conceito de realidade virtual, vamos apresentar alguns dispositivos informáticos utilizados na mesma.


    Uma luva virtual e um capacete são dispositivos de interação, semelhantes ao objeto comum, que facilitam o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual.





Joystick é um periférico de vídeo jogos que consiste numa vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o ângulo a um computador.


Os óculos são um equipamento de realidade virtual para jogos eletrónicos. Têm um sensor de movimentos, apresentam imagens em 3D e a imagem move-se conforme o usuário mexe a sua cabeça para os lados.